quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Dez filmes que podem ajudar na prova do Enem 2009

Pra quem vai prestar o ENEM 2009, segue abaixo alguns filmes que podem ajudar com as questões de atualidade e conhecimentos históricos.
Pra quem não vai fazer a prova fica aí a dica mesmo assim, pois são ótimos filmes, eu aconselho.

"O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias"
O filme é uma boa recomendação para compreender os anos da ditadura no Brasil. O contexto histórico de repressão, perseguição política e de efervescência do nacionalismo, incentivado pela seleção na Copa do Mundo do México, serve apenas como pano de fundo para a discussão sobre a situação política e social do país. (Cao Hamburger, 2006)

"Babel"
Em plena era digital, o mundo parece cada vez menor e a comunicação mais ágil. Porém, isso não é necessariamente verdade. A partir do conceito de globalização o longa-metragem coloca em questão a incomunicabilidade, inspirada na passagem bíblica da Torre de Babel. (Alejandro González-Iñárritu, 2006)

"Hotel Ruanda"
Os conflitos entre etnias também podem cair nas provas. O conflito civil ocorrido em Ruanda foi um dos mais violentos e chocantes. Ele marcou a história da África e pode ser bem compreendido. (Terry George, 2004)

"Persépolis"
Exames como o vestibular e o Enem costumam cobrar conhecimentos sobre atualidades e momentos históricos representativos. Neste ano, por exemplo, a Revolução Islâmica, liderada pelo aiatolá Ruhollah Khomeini, faz 30 anos e o assunto pode gerar algumas questões nas provas. (Vincent Paronnaud e Marjane Satrapi, 2007)

"Adeus, Lênin!"
Em novembro deste ano completam-se 20 anos da queda do Muro de Berlim, que dividiu a capital alemã em uma metade capitalista e outra socialista, de 1961 a 1989. "Adeus, Lênin!" é uma ficção que retrata bem como as pessoas viviam nos dois lados da cidade. (Wolfgang Becker, 2003)

"Diários de Motocicleta"
Ernesto Guevara de La Serna foi um líder revolucionário e político. Porém, nem sempre Che teve esse ímpeto. Para refletir como uma pessoa começa a ter consciência e maturidade para decidir qual caminho seguir, o filme "Diários de Motocicleta", de Walter Salles é um bom exemplar. (Walter Salles, 2004)

"O Suspeito"
Muito mais do que discutir o preconceito e o medo que surgiram após o 11 de setembro nos EUA, o filme "O Suspeito" coloca em questão o poder ilimitado do Estado com a liberdade de suspensão de direitos sociais, políticos e civis. (Gavin Hood, 2007)

"Notícias de uma Guerra Particular"
O documentário é um dos primos de "Cidade de Deus", de Fernando Meirelles, e irmão do polêmico "Tropa de Elite", de José Padilha. Assim como os dois longas ficcionais, este filme também discute a violência e o poder adquirido pelo tráfico de drogas. (João Moreira Salles e Katia Lund, 1999)

"2001 - Uma Odisseia no Espaço"
Neste ano, comemoram-se 40 anos da chegada do homem à Lua. Se o homem realmente chegou à Lua ou não, é o de menos. Deixando as teorias conspiratórias de lado, a verdade é que o fato pode aparecer nos vestibulares deste ano e o filme "2001 - Uma Odisseia no Espaço" pode inspirar você a pensar sobre este evento. (Stanley Kubrick, 1968)

"Nós que Aqui Estamos por Vós Esperamos"
O filme do brasileiro Marcelo Masagão "Nós que Aqui Estamos por Vós Esperamos" constrói uma retrospectiva dos fatos que mudaram o mundo no século XX a partir da vida de personagens anônimos e de personalidades famosas. (Marcelo Masagão, 1998)


Se você se interessou e quer ver a matéria completa e o resumo de cada assunto, é só acessar UOL - Educação
Créditos UOL - Educação

Boa prova!!!



Gisa Lima

Nenhum comentário:

"pelo poder da verdade, eu, enquanto vivo, conquistei o universo"

Related Posts with Thumbnails

GREENPEACE